Institucional

Avaliação e Aprendizagem na Educação Básica



“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra,
no trabalho, na ação-reflexão.” 
Paulo Freire
 
 
Consolidada como um importante instrumento da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia para incentivar e socializar a produção do conhecimento sistematizado de seus profissionais, a Revista SME: Educação em Movimento, no seu Volume 3 – número 4/5 – janeiro/dez 2013, traz para o debate acadêmico e pedagógico o tema Avaliação e Aprendizagem na Educação Básica. Como o próprio nome da Revista já nos indica, sua natureza deve garantir o sentido do movimento: pela escuta, pela partilha, pelo diálogo, pela proposição política, pelo alcance social, pela possibilidade formativa.
 
Assim, ressalta-se a natureza desta Revista em suas dimensões Política e Pedagógica, uma vez que ela abre espaço para o diálogo propositivo com as instâncias formadoras (Universidades), Sindicato, Conselho Municipal de Educação (CME), com as instituições educacionais e com as diferentes instâncias da própria Secretaria. Seu objetivo principal é produzir e socializar um conhecimento que é construído cotidianamente por diferentes atores, a fim de contribuir com a reflexão sobre as políticas e gestão da educação pública no município de Goiânia e qualificar, sobretudo, o processo ensino-aprendizagem na SME. Todavia, seu alcance social também chega às salas dos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas na formação inicial e contribui para a formulação das políticas, diretrizes e discussões nas demais instâncias formativas.


Ao tratar do tema Avaliação e Aprendizagem na Educação Básica a Revista SME: Educação em Movimento nos convida para o debate sobre questões que perpassam o campo das políticas educacionais e se materializam no cotidiano das ações pedagógicas: o sentido da avaliação e da aprendizagem, sistemas e instrumentos de avaliação, ensino-aprendizagem, currículo, formação, dentre outros. O tema desta edição nos mobiliza para temáticas que, ao mesmo tempo que nos parecem tão antigas, se refazem e nos inquietam enquanto profissionais da educação. Portanto, não há como discutir avaliação e aprendizagem sem questionarmos o sentido da educação e o por quê, como, para quê e para quem ensinar.


A edição temática deste número traz também uma novidade. A partir de agora os Profissionais da Educação e acadêmicos das Universidades poderão acessar o conteúdo desta Revista em todas as suas edições pelo blog revistasme.blogspot.com.br. Neste espaço também poderão ser encontradas informações importantes sobre novas temáticas e formas de participação na produção escrita desta Revista. Portanto, mais um instrumento de comunicação da Secretaria Municipal de Educação com a cidade de Goiânia e com os profissionais da SME.


 Para empreendermos a tarefa de construirmos este número temático, vários autores foram convidados a socializar o que pensam sobre a discussão da avaliação e da aprendizagem. Ressalta-se aqui, a importante contribuição das Universidades, das diferentes instâncias de SME e, particularmente, dos profissionais da educação que estão nas instituições educacionais. Sem a contribuição destes últimos sujeitos, que encaminharam espontaneamente seus relatos e artigos à esta Revista, esta edição não teria seu sentido público e não estaria completa.


Pela complexidade do tema e pela natureza da Revista, sua organização ficou assim disposta:


a)      para a seção Entrevista, organizada por este Editor com a colaboração dos membros do Conselho Editorial, convidamos a professora Dra. Maria Teresa Estebam da Universidade Federal Fluminense que, gentilmente, se dispôs a dialogar conosco sobre o tema. As questões elencadas na seção entrevista não encerram-se em si mesmas. Pelo contrário, elas se articulam no sentido de compreendermos que a avaliação e aprendizagem estão o tempo todo imbricados no ato pedagógico e perpassam, das Políticas Educacionais contemporâneas, ao sentido da avaliação na ação educativa.


b)      Na seção Artigos, destacamos dois conjuntos de textos: o primeiro corresponde ao diálogo com as Universidades Goianas sobre o tema proposto que recortaram suas análises sobre os sistemas de avaliação, a avaliação externa e os instrumentos implementados. Os questionamentos trazidos nestes textos nos convidam a refletir sobre a crise na educação brasileira e o sentido que as Políticas Educacionais contemporâneas atribuem ao binômio aprendizagem-avaliação. Já o segundo conjunto de texto se refere à demanda encaminhada pelas instituições educacionais e instâncias de trabalho do Departamento Pedagógico (DEPE). As reflexões que perpassam estas produções trazem para o debate questionamentos de diferentes naturezas: o sentido da avaliação; a avaliação na educação infantil; o papel político e pedagógico do professor no processo ensinar/avaliar; a relação entre avaliação-aprendizagem-desenvolvimento; a importância do diálogo e da avaliação no contexto da Educação de Adolescente, Jovens e Adultos e suas implicações na escola, no mundo do trabalho e em outros espaços formativos; a inserção das tecnologias da Comunicação e Informação no contexto da educação; e a questão da aprendizagem e da avaliação nas áreas do conhecimento e recursos pedagógicos.


c)      Na seção Relatos de Experiências foram encaminhadas à este Revista produções que nos convidam a conhecer o dia-a-dia do trabalho Político-Pedagógico que as instituições da SME empreendem. Tratam de relatos que abordam a questão da memória, da identidade, da história, da leitura, do processo de desenvolvimento e de Projetos didáticos e institucionais que são implementados na ação pedagógica das instituições e da Secretaria. Ressalta-se que toda essa demanda é um esforço das próprias instituições que toparam o desafio de relatar o seu saber-fazer com a Rede Municipal de Ensino.


d)     Na seção Resenha convidamos os leitores a conhecerem a obra Escola, currículo e avaliação, produzida pela Maria Teresa Estebam e editada pela Cortez.


e)      Na seção Documentos, destacam-se a Resolução do CME Nº 154, de 4 de Novembro de 2013, que aprova a Proposta Político-Pedagógica para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, e dois documentos complementares: a) Apresentação da Resolução CME nº 154, de 4 de dezembro de 2013, que aprova a Proposta Político-Pedagógica da Educação Infantil e dá outras providências; e b) a apresentação da Resolução CME nº 116, de 16 de setembro de 2013, que estabelece normas para a Autorização de Funcionamento das instituições públicas municipais que oferecem o Ensino Fundamental, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Goiânia.


f)       Na seção Arte em Movimento, ressaltamos mais uma vez a participação do professor da Universidade Federal de Goiás e Artista Plástico Zé Cesar (José César Teatini de Souza Clímaco) com a obra que ilustra a capa desta edição. Este é, com certeza, mais um espaço que se abre na Revista para a educação do olhar e apreciação estética dos profissionais da Educação.


g)      Na seção carta convite aos profissionais da Educação divulgamos as normas e os procedimentos para que as instituições possam encaminhar novos textos para a publicação do próximo número temático.
 


Por fim, fica o convite para que os Cursos de Formação inicial de professores oferecidos pelas Universidades, bem como todas as ações de formação continuada promovidas pelas instituições educacionais e pela Secretaria Municipal de Educação por meio das diferentes instâncias do DEPE possam fazer do conteúdo desta Revista um importante instrumento para formação na Cidade de Goiânia e na Secretaria Municipal de Educação. O que move esta compreensão é o sentido de que o seu conteúdo e formato devem garantir: um diálogo em Rede. Portanto, esta revista é de todos e para todos.


 
Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira
Editor


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A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia lançou o volume 1 da Revista SME: Educação e Movimento, que procura contribuir com a reflexão sobre as políticas e gestão da educação básica pública, especialmente no município de Goiânia, por meio de sua Editoria e Conselho Editorial, integrados por pesquisadores e profissionais da educação da SME, Conselho Municipal de Educação (CME), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
 
Em fevereiro de 2012 foi lançado volume 2, trouxe como temática central a formação dos profissionais da educação, além de outros artigos sobre políticas e gestão da educação básica.
 
Em janeiro de 2013 a SME lança o volume 3.


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